Olá cursistas!
A proposta para essa atividade é que você ajude a desenvolver
a política da sua escola sobre o uso de mídias sociais, como o Facebook. O
desafio é grande, mas os resultados certamente compensarão!
Há inúmeras estratégias que você pode utilizar para articular uma ação dessa grandeza. Fique à vontade para dialogar com seus pares e coordenação sobre a abordagem que consideram mais adequadas para sua escola.
De qualquer forma, também temos algumas sugestões que talvez
possam lhe ser úteis:
- Ajudar a promover a realização de um debate entre o corpo
docente e coordenação da escola sobre a cultura jovem, importância das mídias
sociais para esse público e as possibilidades desse tipo de tecnologia na
escola.
Você pode sintetizar informações de nossos estudos até aqui. Selecionamos, ainda, mais alguns materiais que ajudarão a fomentar esse diálogo e a qualificar o debate.
Materiais sugeridos para estudo:
a) No guia “Facebook para Educadores” (Versão em Português),
você encontrará informações sobre possíveis usos do Facebook na educação,
incluindo:
• As sete maneiras que os educadores podem utilizar o Facebook;
• Os esclarecimentos sobre as políticas de segurança do
Facebook – a ferramenta tem uma política para o uso pelos menores de dezoito
anos;
• As dicas para permanecer atualizado sobre as configurações
de segurança e privacidade no Facebook; e
• As orientações para promover a boa cidadania no mundo
digital.
b) Para fomentar as reflexões sobre o uso do celular em sala
de aula, selecionamos um artigo que apresenta dicas práticas bastante
interessantes:
• “O uso pedagógico do telefone móvel (celular)”
c) Como usar redes sociais a favor da aprendizagem – reportagem
da Revista Nova Escola.
- Buscar respostas para algumas questões básicas
problematizadas anteriormente:
• Quais os impactos do uso das mídias sociais (incluindo
redes sociais e telefone celular) na escola? Quais os seus benefícios? E os
riscos?
• No caso de proibição de uso, existem justificativas claras?
Registrem em detalhes relatos de problemas que levaram a essa decisão.
• No caso de liberação ao uso, quais atividades são
permitidas e incentivadas? Quais posturas/atividades/usos serão restringidos?
Quando já tiver avançado rumo a um consenso entre o corpo docente e a coordenação, elabore um documento com uma proposta inicial para ser debatida com a comunidade escolar.
- Na continuidade, sugerimos que integre novas percepções,
com a participação de pais e alunos. Essa etapa pode ser realizada por meio de
várias ações, como:
• A disponibilização, por meio do site da escola, do documento elaborado pela escola para apreciação, sugestões e críticas;
• Os diálogos com os estudantes, em sala de aula, para
possibilitar ampla manifestação de concordância, críticas, propostas etc.; e
• Uma assembleia com pais e alunos (ou suas representações).
- Ao final do processo é importante garantir que o documento
seja de conhecimento de todos e esteja facilmente acessível para consultas
posteriores. Esse material pode ser publicado no site ou blog de sua escola.
• Também gostaríamos de solicitar que você conte sucintamente
como foi realizada a atividade e compartilhe o link no fórum da turma. Pode
ainda postar no seu blog e no da escola, afinal esse processo poderá ser muito
útil para outras escolas.
Boa atividade!
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