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sexta-feira, 7 de novembro de 2014

3.1 – Diretrizes da escola frente ao uso das mídias sociais



Olá cursistas!



A proposta para essa atividade é que você ajude a desenvolver a política da sua escola sobre o uso de mídias sociais, como o Facebook. O desafio é grande, mas os resultados certamente compensarão!

Há inúmeras estratégias que você pode utilizar para articular uma ação dessa grandeza. Fique à vontade para dialogar com seus pares e coordenação sobre a abordagem que consideram mais adequadas para sua escola.

De qualquer forma, também temos algumas sugestões que talvez possam lhe ser úteis:

- Ajudar a promover a realização de um debate entre o corpo docente e coordenação da escola sobre a cultura jovem, importância das mídias sociais para esse público e as possibilidades desse tipo de tecnologia na escola.

Você pode sintetizar informações de nossos estudos até aqui. Selecionamos, ainda, mais alguns materiais que ajudarão a fomentar esse diálogo e a qualificar o debate.

Materiais sugeridos para estudo:

a) No guia “Facebook para Educadores” (Versão em Português), você encontrará informações sobre possíveis usos do Facebook na educação, incluindo:

• As sete maneiras que os educadores podem utilizar o Facebook;
• Os esclarecimentos sobre as políticas de segurança do Facebook – a ferramenta tem uma política para o uso pelos menores de dezoito anos;
• As dicas para permanecer atualizado sobre as configurações de segurança e privacidade no Facebook; e
• As orientações para promover a boa cidadania no mundo digital.

b) Para fomentar as reflexões sobre o uso do celular em sala de aula, selecionamos um artigo que apresenta dicas práticas bastante interessantes:

• “O uso pedagógico do telefone móvel (celular)”

c) Como usar redes sociais a favor da aprendizagem – reportagem da Revista Nova Escola.

- Buscar respostas para algumas questões básicas problematizadas anteriormente:

• Quais os impactos do uso das mídias sociais (incluindo redes sociais e telefone celular) na escola? Quais os seus benefícios? E os riscos?
• No caso de proibição de uso, existem justificativas claras? Registrem em detalhes relatos de problemas que levaram a essa decisão.
• No caso de liberação ao uso, quais atividades são permitidas e incentivadas? Quais posturas/atividades/usos serão restringidos?

Quando já tiver avançado rumo a um consenso entre o corpo docente e a coordenação, elabore um documento com uma proposta inicial para ser debatida com a comunidade escolar.

- Na continuidade, sugerimos que integre novas percepções, com a participação de pais e alunos. Essa etapa pode ser realizada por meio de várias ações, como:

• A disponibilização, por meio do site da escola, do documento elaborado pela escola para apreciação, sugestões e críticas;
• Os diálogos com os estudantes, em sala de aula, para possibilitar ampla manifestação de concordância, críticas, propostas etc.; e
• Uma assembleia com pais e alunos (ou suas representações).

- Ao final do processo é importante garantir que o documento seja de conhecimento de todos e esteja facilmente acessível para consultas posteriores. Esse material pode ser publicado no site ou blog de sua escola.

• Também gostaríamos de solicitar que você conte sucintamente como foi realizada a atividade e compartilhe o link no fórum da turma. Pode ainda postar no seu blog e no da escola, afinal esse processo poderá ser muito útil para outras escolas.


Boa atividade!




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