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terça-feira, 4 de novembro de 2014

2.2 – Diálogos sobre as gerações

Nesta atividade sugerimos ampliar seu olhar dialogando com seus alunos sobre suas experiências cotidianas e questões relativas às diferentes gerações e características dos jovens da cibercultura. 
Há diversas possibilidades e estratégias para realizar esse diálogo com sua turma. Talvez, inclusive, o tema possa ser aprofundado e ser o início de um Projeto de Aprendizagem. Portanto, aproveite os conhecimentos que você já desenvolveu acerca da Pedagogia de Projetos nos cursos anteriores do ProInfo Integrado e sinta-se à vontade para explorar com seus alunos as curiosidades e interesses de pesquisas que surgirem. 
Momento 1: 
Debater estratégias dinâmicas e criativas para dialogar com suas turmas (do professor cursista) sobre características das diferentes gerações. Dentre as possibilidades, analisar a proposta que estruturamos:
a) Para mobilizar a turma e criar um ambiente de estímulo à livre expressão, selecionamos um vídeo que apresenta de forma instigante as qualidades das novas gerações, altamente tecnológicas: We all want to be Young.
b) Provavelmente, o vídeo despertará o interesse dos alunos. Busque dialogar com a turma sobre as idéias que surgiram a partir do vídeo:
- Como percebem as diferenças socioculturais entre gerações?
- Quais benefícios e problemas vislumbram na sociedade contemporânea? 
- Quais aspectos lhes inquietam? Como eles compreendem a cibercultura? Eles se sentem integrantes desse movimento?
Sugerimos integrar outras linguagens nesse diálogo e aproveitar o potencial criativo e tecnológico das novas gerações, propondo que tirem fotos ou selecionem imagens que representam esses novos tempos. 
c) Como resultado dessa exploração imagética, a turma pode organizar uma exposição de fotos na escola (uma oportunidade para integrar a comunidade escolar) e também online (pode ser criado um vídeo para postar no YouTube, onde há um canal específico do Portal do Professor. Que tal enviar sua produção para publicação nesse canal?). 
d)Ao planejar as ações de partilha do trabalho, instigue seus alunos na observação de características específicas de cada forma de apresentação (presencial e online).
 e) Por fim (ou, talvez, novamente!), avaliar as aprendizagens resultantes do trabalho:
 - O que aprenderam de mais significativo? Conteúdos e habilidades foram construídos?
- Quais problemáticas levantadas poderiam ser tema de pesquisas e aprofundamentos? 

- Qual a diferença entre apresentar um trabalho de forma presencial e online?
Buscar refletir coletivamente sobre os benefícios e as limitações de cada formato e como eles se complementam.
Por exemplo: ao realizar uma exposição presencial, o retorno do público envolve manifestações físicas (gestos, expressões faciais). As pessoas que participam, em geral, são conhecidas e amigáveis, pois integram a comunidade local. Esses momentos costumam ser motivo de celebração e integração da comunidade.
Por outro lado, na Internet, é possível divulgar o trabalho globalmente. Os comentários ao trabalho podem ser os mais diversos, visto que em espaços abertos, como no YouTube, normalmente não há um vínculo de amizade envolvido. Contudo, esse retorno provavelmente será diferente para postagens em redes sociais (faça a experiência em nossa Comunidade Virtual!).
Ao final do encontro, cada cursista deve ter um planejamento de ações a serem realizadas com seus estudantes. Salientamos que o trabalho pode ser realizado de forma coletiva, envolvendo outros colegas professores e várias turmas.
Momento 2: 
Agora é hora colocar a “mão na massa” para concretizar seu planejamento. 

Boa atividade! 
Estamos aqui em um ambiente virtual, não é mesmo? E qual é o maior diferencial desses ambientes? Não é, justamente, a capacidade de amplificar nossa rede de possíveis contatos e interações? O que requer, alerta Anísio Teixeira (2004), que qualifiquemos nossa capacidade comunicativa, pois “cada meio novo de comunicação alarga o espaço dentro do qual vive o homem e torna mais impessoal a comunicação. Exigindo, em rigor, do cérebro humano compreensão mais delicada do valor, do significado e das circunstâncias em que a nova comunicação lhe é feita. ” (TEIXEIRA, 2004, p. 144).
Então, que tal começarmos a exercitar mais profundamente essas nossas capacidades? A provocação, então, é: Realizar essa atividade/projeto não apenas com os alunos da sua escola, mas estabelecendo uma interlocução com os estudantes de outro professor, que seja de outra escola e, de preferência, de outra cidade. 
Não seria muito bacana termos alunos de grandes cidades conversando com estudantes de escolas rurais, gente de escolas particulares conversando e interagindo com a rapaziada da periferia, e assim por diante? Estaríamos, assim, aumentando a fervura do grande caldeirão cultural que é essa nossa imensa nação, e derrubando as barreiras dos preconceitos e dos estranhamentos que não nos permitem a construção de uma verdadeira e nova cultura digital popular. 

Lembre-se de registrar o trabalho realizado e, como de costume, publicá-lo no portfólio e no seu blog e demais instrumentos de partilha. O empenho nessa contribuição é essencial para potencializar suas aprendizagens e partilhar saberes. 

Boa atividade!

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