Páginas

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

3.2 – Traçando o histórico da relação escola/comunidade


Provavelmente, a escola onde você atua já possui projetos e ações comunitárias. Portanto, em primeiro lugar, caso ainda não exista, organizar um material apresentando uma síntese histórica das principais ações que a escola realizou com a comunidade.
 
Focalize em relatar ações comunitárias induzidas e promovidas pela escola envolvendo os jovens durante o processo pedagógico, as quais possibilitaram o exercício dessa característica do jovem brasileiro de sonhar e querer fazer algo por sua comunidade localmente.
 
Empenhe-se em contar essa história, com riqueza de detalhes, fotos, divulgação nos meios de comunicação entre outras informações que considerar relevantes. 

Orientações para a realização da atividade: 
Convide outros colegas de sua escola para colaborarem nesta atividade. Pode, inclusive, lançar a ideia para a direção da escola (quem sabe isso não se torna uma ação coletiva?).
Estabeleça um cronograma para realizar essa pesquisa. Sugerimos que utilize uma ferramenta online para facilitar a articulação e distribuição de tarefas entre todos. Essa é uma excelente oportunidade para aplicar os estudos de ferramentas a fim de apoiar processos cooperativos que estudamos no curso “Introdução à Educação Digital”. 
Realize o levantamento de todos os materiais e registros disponíveis na escola sobre as ações já realizadas. Para essa etapa, as TIC podem apoiar no registro e partilha das informações coletadas. Por exemplo: GoogleDocs. 
Complemente essas informações entrevistando ou dialogando informalmente com pessoas que participaram nessas interações, busque, também, por análises de pontos de sucesso e fragilidades de cada ação (esse registro será importante para analisar melhores estratégias para interações futuras). 
Escolha o formato do material e a ferramenta para criar o material. Você pode utilizar seus conhecimentos de ferramentas já utilizadas ou aproveitar para conhecer outras possibilidades. Consideramos interessante que você se desafie a explorar e aprender sempre. Afinal, é importante que você exercite sua autonomia, pois a todo o momento surgem ferramentas com novos recursos e possibilidades mais interessantes. Portanto, esteja atento a outras dicas dos colegas e lembre-se de manter o hábito de buscar referências no Portal do Professor. No espaço Links, há diferentes categorias interessantes para descobrir novas ferramentas (softwares de edição e outros softwares educacionais ou de recursos digitais).
 
Produza o material com a síntese das informações obtidas. 
Compartilhe os resultados com a comunidade escolar. É muito importante que esse material seja compartilhado com todos os professores da escola, a fim de facilitar/potencializar novas ações com a comunidade, e que esteja disponível para complementações. Uma reunião pedagógica pode ser um momento pertinente para compartilhar e avaliar juntos os seguintes aspectos relevantes para planejamentos futuros:
 

- Quais ações/projetos tiveram maior êxito na promoção de engajamento comunitário dos jovens? 
- Houve continuidade das ações? 
- Como foram desenvolvidas? Quais os pontos fortes dessa metodologia? 
- O que poderia ser aprimorado? 
Poste seu arquivo com os resultados da pesquisa no Portfólio, Blog de sua escola e no seu Blog. 
Boa atividade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário