Situação-problema 1:
Analise a realização de cálculos matemáticos simples, usados no dia a
dia, em situações de compra em um supermercado ou outro estabelecimento
qualquer. Para isso, é interessante observar diferentes públicos acostumados à
realização de cálculos usando diferentes dispositivos externos (papel e lápis,
calculadora etc.) e sem esse uso. Explore sua criatividade para a criação de
questionamentos que lhe instiguem a observação:
· • Quais os principais
dispositivos usados pelas pessoas para realizar essa operação?
· • Há uma relação entre
gerações e tipos específicos de dispositivos (Por exemplo, jovens usando
recursos do celular; adultos buscando calculadoras etc.)?
· • As pessoas possuem
agilidade para realizar cálculos mentalmente ou necessitam de dispositivos
externos? Questione-as sobre como fazem o cálculo e observe diferenças nas
estratégias e formas de raciocínio.
Situação-problema 2:
Analise a realização de tarefas escolares, comparando diferentes
gerações.
· • Como as crianças e
jovens realizam as tarefas escolares hoje? Quais tecnologias e dispositivos de
suporte utilizam?
· • Quais diferenças
podem ser identificadas em relação às gerações anteriores?
· • De que forma você
considera que a mudança de tecnologias alterou o processo?
Situação-problema 3:
Analise a realização das pesquisas escolares hoje em dia e nos seus
tempos de escola.
· • Diferenças,
semelhanças (formas de encaminhar o trabalho, fontes de referência utilizadas,
as dificuldades que os alunos enfrentavam antes, e as dificuldades de agora).
Nas observações, é natural
estabelecermos julgamentos de valor, classificando como benéficas determinadas
tecnologias e como prejudiciais, outras. É natural e mesmo produtivo que você
realize comparações. Contudo, evite julgamentos radicais e excludentes, pois
para todas as situações existem muitas perspectivas e nuances, e o que pode
parecer ruim sob determinado aspecto, pode apresentar benefícios quando
observado de outra perspectiva. Portanto, gostaríamos de incluir no seu
exercício a habilidade de investigação de forma imparcial e inclusiva.
____________________________________________________________________
Olá Cursistas!
Vocês podem selecionar uma ou mais
situações-problema para o grupo pesquisar e discutir. Também há a opção de
escolher as situações-problema apresentadas, ou definir outra(s)
problemática(s). A proposta é uma pesquisa bastante simples e rápida.
Ao final, elaborar um material apresentando
brevemente a pesquisa do grupo e os principais resultados obtidos. Vocês podem
usar a mídia que desejarem.
Agora, que tal postar os resultados obtidos? Você pode postar também em seu blog ou no blog da sua escola.
Aguardo suas contribuiçoes!
Postagem – FÒRUM (blog)
Nenhum comentário:
Postar um comentário