Páginas

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Atividade: 1.3 - Relação homem-técnica

Situação-problema 1:
Analise a realização de cálculos matemáticos simples, usados no dia a dia, em situações de compra em um supermercado ou outro estabelecimento qualquer. Para isso, é interessante observar diferentes públicos acostumados à realização de cálculos usando diferentes dispositivos externos (papel e lápis, calculadora etc.) e sem esse uso. Explore sua criatividade para a criação de questionamentos que lhe instiguem a observação:
·       Quais os principais dispositivos usados pelas pessoas para realizar essa operação?
·       Há uma relação entre gerações e tipos específicos de dispositivos (Por exemplo, jovens usando recursos do celular; adultos buscando calculadoras etc.)?
·       As pessoas possuem agilidade para realizar cálculos mentalmente ou necessitam de dispositivos externos? Questione-as sobre como fazem o cálculo e observe diferenças nas estratégias e formas de raciocínio.
Situação-problema 2:
Analise a realização de tarefas escolares, comparando diferentes gerações.
·       Como as crianças e jovens realizam as tarefas escolares hoje? Quais tecnologias e dispositivos de suporte utilizam?
·       Quais diferenças podem ser identificadas em relação às gerações anteriores?
·       De que forma você considera que a mudança de tecnologias alterou o processo?
Situação-problema 3:
Analise a realização das pesquisas escolares hoje em dia e nos seus tempos de escola.
·       Diferenças, semelhanças (formas de encaminhar o trabalho, fontes de referência utilizadas, as dificuldades que os alunos enfrentavam antes, e as dificuldades de agora).
Nas observações, é natural estabelecermos julgamentos de valor, classificando como benéficas determinadas tecnologias e como prejudiciais, outras. É natural e mesmo produtivo que você realize comparações. Contudo, evite julgamentos radicais e excludentes, pois para todas as situações existem muitas perspectivas e nuances, e o que pode parecer ruim sob determinado aspecto, pode apresentar benefícios quando observado de outra perspectiva. Portanto, gostaríamos de incluir no seu exercício a habilidade de investigação de forma imparcial e inclusiva.



____________________________________________________________________



Olá Cursistas!

Vocês podem selecionar uma ou mais situações-problema para o grupo pesquisar e discutir. Também há a opção de escolher as situações-problema apresentadas, ou definir outra(s) problemática(s). A proposta é uma pesquisa bastante simples e rápida.
 
Ao final, elaborar um material apresentando brevemente a pesquisa do grupo e os principais resultados obtidos. Vocês podem usar a mídia que desejarem.

Agora, que tal postar os resultados obtidos? Você pode postar também em seu blog ou no blog da sua escola.


Aguardo suas contribuiçoes!


Postagem – FÒRUM (blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário