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quinta-feira, 31 de maio de 2012

2.3 - Conceituando Hipertexto

O que é HIPERTEXTO?
A cada dia os computadores estão sendo incorporados, cada vez mais, em todos os setores da sociedade, o que faz com que surjam novos conceitos que provocam modificações nos valores da sociedade. Um desses conceitos é o HIPERTEXTO, que em palavras mais simples, é uma ligação que facilita a navegação dos internautas.
Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
O termo foi criado no início dos anos 60 por Theodore Nelson, para exprimir a ideia de escrita/leitura não linear, em um sistema de informática. Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de dados ligados entre si por conexão, que podem ser palavras, imagens, gráficos sequências sonoras, etc.    
Recentemente tem sido empregado o termo hiperdocumento que ressalta a utilização de múltiplos recursos de mídia num único documento. A compreensão de conceito de hipertexto se dá com o conhecimento de alguns conceitos elementares e a forma como os hipertextos diferem dos documentos em papel q que estamos habituados.
O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação, tornando-se a consulta mais fácil atraente. Pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na internet, helps nos CD ROMs, Windows e outras aplicações.
O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.
Principais Características:
 1 - Simultaneidade de produção e circulação. O hipertexto produz um elemento novo que é a simultaneidade da produção e da circulação do hipertexto. Essa estrutura é veloz e a amplitude supera de forma qualitativa e quantitativa. O fenômeno da transmissão oral
 2 - Ausência de limites. O hipertexto é ilimitado, porém, isso não corresponde a uma infinidade de linguagens disponível na tela do computador, mas a uma construção de vários significados para cada sentido que as contornam.
3 - Multilinearidade e fragmentação. As questões relativas a Multilineaidade e fragmentação ao que se parece ser é uma das características mas salientes do hipertexto. A ela é associada toda a discussão entre o centro e o descentramento, construção e desconstrução, de tal forma que a própria matéria do hipertexto fica escondida de baixo de conceitos e preconceitos.
 4 – Interatividade. É possível ampliar os elementos disponíveis ao mesmo tempo na superfície do hipertexto, imagens, enciclopédias. Como conseqüência, temos o sensível aumento do papel casual, dando ao leitor a pouca confortável sensação do seu domínio sobre o hipertexto, que no final é máxima.

Fonte:http://ednaproinfo.blogs.sapo.pt/3075.html

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